EntreTeste Grátis por 7 dias Conheça a KPI Farm e surpreenda-se!

Qual metodologia de custos de produção que adotamos na KPI Farm?

metodologiaOlá,

O objetivo deste artigo é mostrar qual metodologia de custos de produção a KPI Farm utiliza para subsidiar o planejamento e analisar se a produção agrícola é lucrativa, mas afinal, você sabe o que é metodologia?

Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim, que no caso da KPI Farm, são os processos para se classificar, entender e analisar os Custos de Produção Agrícola.

Quando falamos em custos de produção agrícola no Brasil, 5 instituições devem ser lembradas: CONAB, CEPEA/USP, PECEGE/ESALQ, EMBRAPA e IEA. Todas elas vêm desenvolvendo levantamentos e estudos, viabilizando o cálculo e divulgando os custos de produção de diversos produtos agropecuários, possuem metodologia de custos de produção próprias com algumas partes semelhantes e outras diferentes entre si.

A KPI Farm seguirá  a estrutura de custos do IEA e proposta por Matsunaga (MATSUNAGA et al., 1976) e utilizará o trabalho “Custos de Produção Agrícola: A metodologia da Conab” (CONAB, 2010) para detalhar as contas dos itens que compõem o custo de produção.

Matsunaga propôs utilizar a estrutura de Custo Operacional que difere um pouco do conceito clássico de custos fixos e custos variáveis. O Custo Operacional Efetivo (COE) compõe-se de todos os itens de custos considerados variáveis ou explícitos, ou seja, custos que são diretamente desembolsados no processo de produção. Já o Custo Operacional Total (COT) inclui o COE mais uma parcela dos custos fixos ou implícitos, ou seja, soma-se ao COE os custos com depreciação de benfeitorias, instalações, máquinas e implementos agrícolas. O Custo Total (CT) inclui o COT mais outra parcela dos custos fixos ou implícitos que neste caso é o custo de oportunidade para remunerar terra, capital e empresário.

Para essa estrutura de Custo Operacional, se a Receita advinda da venda da produção for menor que o COE, o projeto não deve continuar, se a Receita cobrir o COE, mas for menor que o COT, o projeto tem riscopode continuar com muita atenção, se a Receita cobrir o COT o projeto já se torna viável e se cobrir o CT, o projeto é lucrativo. Perceba-se que dentro deste modelo, se a Receita conseguir pagar o COE, o projeto deve ser continuado e se não pagar o COE, o projeto deve ser abandonado.

Dessa forma, a estrutura de custos da KPI Farm é a seguinte:

Fluxo de custos

Fluxo de custos

Como indicadores de viabilidade econômica utilizou-se os seguintes critérios:

Indicadores de viabilidade econômica

Indicadores de viabilidade econômica

Agora que você já sabe qual a metodologia e a estrutura de custos utilizados na KPI Farm, não perca tempo, cadastre-se em nosso aplicativo e verifique se sua produção agrícola é lucrativa.

Obrigado  e até a próxima.

Luiz Eduardo Faria
Engenheiro Agrônomo
www.kpifarm.com.br

, , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta