EntreTeste Grátis por 7 dias Conheça a KPI Farm e surpreenda-se!

Insumos agrícolas: o que o produtor rural deve entender?

Imagem insumos post

Segundo o dicionário MICHAELIS, a palavra “insumo” designa todas as despesas e investimentos que contribuem para a obtenção de determinado resultado, mercadoria ou produto até o acabamento ou produto final.
No meio agronômico, os fatores de produção que buscam obter uma boa produtividade da lavoura tendo como objetivo garantir a nutrição e a proteção das plantas são denominados insumos agrícolas.
Dentro do aplicativo KPI Farm, os insumos são separados em 5 grandes grupos: (1) Adubos e Fertilizantes, (2) Defensivos, (3) Corretivos, (4) Mudas e Sementes e (5) Outros.

No primeiro grupo de insumos estão inseridos produtos orgânicos ou inorgânicos que, segundo a Embrapa, têm função de fornecer para a planta os nutrientes necessários em maiores (macronutrientes) ou menores (micronutrientes) quantidades para seu melhor desenvolvimento. Os macronutrientes presentes nos adubos e fertilizantes são: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S).

Já os micronutrientes são: manganês (Mn), zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), molibdênio (Mo), boro (B) e cloro (Cl). Ainda dentro do grupo de Adubos e Fertilizantes encontram-se os produtos conhecidos como “foliares”, responsáveis por realizar uma nutrição via folha que complemente a adubação via solo.

Já o grupo de Defensivos engloba, segundo a Agrolink, produtos químicos, físicos ou biológicos que tem a finalidade de controle de seres vivos considerados nocivos às plantações. Tais insumos têm grande importância na agricultura visto que evitam perdas de produtividade devido a insetos, plantas invasoras ou fungos e, além disso, também são conhecidos como agrotóxicos, pesticidas ou produtos fitossanitários.

O terceiro grupo faz referência aos Corretivos que, segundo a Embrapa, representa produtos químicos que apresentam carbonatos, óxidos, hidróxidos ou silicatos de cálcio e de magnésio como constituintes neutralizantes da acidez do solo. O uso desses insumos tem como finalidade melhorar o aproveitamento dos fertilizantes e aumentar a produtividade da cultura.

Dentro do quarto grupo estão presentes as mudas e sementes. Sabe-se que a qualidade sanitária, fisiológica, física e genética desses insumos possuem grande importância na produção agrícola, já que serão a partir deles que surgirão as plantas sadias e produtivas.

O último grupo, denominado Outros, faz referência aos demais insumos que não se encaixam nos grandes grupos explicitados anteriormente.  Produtos como: adjuvantes (produto utilizado em mistura com produtos formulados para melhorar a sua aplicação) e inoculantes (insumo biológico capaz de fixar o nitrogênio do ar e simbiose com leguminosas).

Finalmente, após a definição dos 5 grandes grupos de insumos que envolvem a agricultura, o produtor rural poderá através do aplicativo KPI Farm inserir cada insumo em seu planejamento de safra. E, além disso, poderá analisar quais insumos são responsáveis pela maior porcentagem dos custos totais.

Letícia de Oliveira
ADECA Agronegócios
www.adecaagronegocios.com

Luiz Eduardo Faria
KPI Farm
www.kpifarm.com.br

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta