EntreTeste Grátis por 7 dias Conheça a KPI Farm e surpreenda-se!

4 Razões para um produtor rural fazer uma Análise de Sensibilidade

analise sensibilidadeOlá,

Todos os produtores rurais sabem que se cultivarem com baixo custo, tendo alta produtividade agrícola e com os preços de vendas altos, terão muito lucro, mas sabem também quão improvável é que todos esses fatores ocorram, pois muitos deles não podem ser controlados. Os preços dos insumos e das operações agrícolas, o clima, solo, variedade e o preço de venda do resultado da colheita são algumas das variáveis que influenciam no lucro final do produtor. Mas quais destas variáveis interferem mais no sucesso da produção agrícola? Qual influencia mais o lucro?

A análise de sensibilidade responde exatamente as perguntas acima. Através desta ferramenta, o produtor rural poderá ver quanto uma variável influencia no seu lucro, ou seja, qual é a sensibilidade que o lucro tem na mudança do preço dos insumos, do preço de venda do produto ou da produtividade da cultura. Poderá saber qual o preço que deve comprar os insumos ou o valor de venda de sua colheita que já garanta uma margem de lucro.

Para utilizar a ferramenta e realizar sua própria análise de sensibilidade, conheça o software KPI Farm. Por meio dele, você poderá realizar o planejamento da sua safra e conhecer quais variáveis influenciam mais seu lucro, alem ajudar na hora de fechar a compra de insumos e na venda da sua colheita.

Abaixo vamos listar 4 razões para o produtor rural fazer uma analise de sensibilidade:

1. Criar cenários diversos de uma situação para fins gerenciais

Uma produção agrícola pode seguir dentro das suas expectativas, vendendo como esperado e sem surpresas nos orçamentos de insumos, mas o que ocorre se a produção agrícola não seguir as expectativas?

Criar diferentes cenários é uma maneira interessante para você verificar como se comporta seu lucro em diferentes situações. Através da análise de sensibilidade você pode criar um cenário pessimista no caso de uma eventual infestação de pragas, doenças, problemas meteorológicos, queda na demanda, escassez de insumos, etc, e também criar um cenário otimista, com superproduções absorvidas pela demanda sem necessidade de estocagem, queda nos custos de produção, barateio na mão-de-obra, novas tecnologias, facilidades logísticas, etc. Em cada cenário, você poderá perceber qual variável influencia mais seu lucro e se atentar para possíveis variações dela para tomar decisões antecipadas.

2. Encontrar o melhor preço de venda antecipada da sua produção agrícola

Com a analise de sensibilidade, você pode prever qual o melhor preço para a venda da produção agrícola que já te garanta uma margem de lucro. Através do histórico de produtividade da sua área, você tem a sua produtividade esperada para a próxima safra e, com isso, você poderá variar o preço  de venda da sua produção agrícola e analisar o impacto no seu lucro.

Desta forma, você poderá analisar se a receita esperada com o preço de venda irá trazer lucro ou prejuízo no final das contas. Travar o preço correto de venda antecipada da sua safra poderá garantir seu lucro e evitar problemas no caixa.

3. Lidar com variações dos preços dos insumos

Mudanças nos preços dos insumos, afetados pela desvalorização do real frente ao dolar ou pela pressão inflacionaria, afetam claramente no lucro final. Prever tais flutuações nos preços numa análise de sensibilidade pode te preparar e antever qual o preço que devo fechar meus insumos para garantir uma margem de lucro.

4. Variações na produção

Como já citado anteriormente, diversos fatores podem causar mudanças no seu lucro. Antecipar-se a cada um dos problemas que podem afetar uma produção, através da criação de diversos cenários e dos impactos que estes terão nas receitas, tornam sua produção agrícola muito mais segura a riscos e aumentam as chances de seu sucesso, pois através da análise de sensibilidade você já pode se precaver e saber quais decisões tomar em situações adversas ou mais favoráveis do que o esperado.

Conclusão

A análise de sensibilidade é o ultimo nível de analise para tomada de decisão referente a uma produção agrícola, pois para fazê-la o produtor rural já tem que ter passado pelos itens como custo e receita. A utilização desse método é extremamente importante porque mostra qual ou quais variáveis trazem mais riscos para o seu negócio e que, com certeza, deverão ser monitoradas pelo produtor rural para evitar maiores problemas.

Como ultimo exemplo, caso o preço de venda se demostrar sensível a qualquer mudança e afetar diretamente o lucro, o produtor rural deverá tomar a decisão de fazer uma venda antecipada de parte de sua produção e minimizar os riscos da mudança de preço de venda afetar a rentabilidade do negócio.

Obrigado e até a próxima.

Luiz Eduardo Faria
Engenheiro Agrônomo
www.kpifarm.com.br

 

, , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta